sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Acidente de Trabalho saiba a importância de comunicar

ACIDENTE DE TRABALHO



COMUNIQUE


À Recepção ou Profissional de Saúde do Pronto Socorro



Saiba importância de comunicar o acidente de trabalho





  • Garantir seus direitos na Previdência Social (INSS)



  • Garantir abertura da (CAT) Comunicação de Acidente de Trabalho, e se tiver afastamento estabilidade no emprego por 12 meses depois da alta do auxilio acidentario.



  • A CAT é um documento ofical que posteriormente, poderá ajudar o trabalhador em razão da manifestação da doença ou agravamento da mesma ou das sequelas do acidente a retornar para o INSS sem periodo carência.



  • Garantir o Auxílio-Doença Acidentário (B-91), o seu FGTS continua sendo recolhido normalmente.



  • Garantir o preenchimento do (SINAN) Sistema de Informação de Agravos de Notificação, que garante a ivestigação do acidente ou da doença ocupacional.




Acidente de Trabalho ou doença ocupacional


Procure o “CEREST”


Centro de Referência em Saúde do Trabalhador


Fone 4811 3999



Asma ocupacional????

A asma convencional é causada por ácaros comumente presentes no ambiente, a asma ocupacional acontece com trabalhadores que, durante suas atividades profissionais, entram em contato com produtos químicos ou agentes biológicos que causam alergia ou irritação no aparelho respiratório.
Os primeiros sintomas são a tosse seca, falta de ar e o chiado no peito; o efeito é o mesmo da asma convencional: contração dos brônquios (canais por onde passa o ar) que fecha as vias aéreas, causando a dificuldade de respirar. Embora as crises possam aparecer em casa, depois do trabalho, é mais comum que elas aconteçam durante o horário de trabalho e que diminuam nos períodos em que o trabalhador se afasta, como nos finais de semana e períodos de férias.
A melhor forma de prevenir a asma ocupacional é por meio da utilização de equipamentos de proteção que impeçam o contato do trabalhador com o agente causador da alergia. Quando o trabalhador já esta adoecido, o tratamento clínico é o mesmo realizado para a asma convencional, portanto é necessário que o paciente seja afastado do agente causador, isto é, o mais indicado é que o trabalhador mude seu local de trabalho, ou seja realocado na empresa.
Enfermeira Ana Paola

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEMINÁRIO "CUIDANDO DE QUEM CUIDA"

O trabalho dos profissionais de saúde impõe uma rotina carregada de alto grau de tensão. O ato de cuidar é um processo que acarreta desgastes significativos á saúde do cuidador que está diariamente exposto a dor, a doença e a morte, essas experiências não são mais conceitos abstratos, mas sim, realidades comuns. Essa situação nos faz refletir sobre a importância que se deve dar ao aprendizado do cuidado com a pessoa que cuida. Com esse intuito, o CEREST Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador de Franco da Rocha, irá realizar no próximo dia 02 de Dezembro, 1° Seminário Regional sobre os trabalhadores da Saúde" Cuidando de Quem Cuida".



  • Inscrição Gratuita pelo telefone 48113999

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1º CURSO SOBRE TRABALHO EM ALTURA




O Cerest Franco da Rocha, em parceria com o SAME Francisco Morato e a Secretaria da Saude de Franco da Rocha, e com o apoio das prefeituras municipais de Franco da Rocha e Francisco Morato, esta promovendo o 1º Curso Sobre Trabalho em Altura "Orientação e Prevenção de Riscos".
O curso será ministrado por profissionais da area de segurança e saúde do trabalho, com o intuito de orientar os profissionais da construção civil e demais trabalhadores que sofrem constantes acidentes nos trabalhos em altura.
Dentre os assuntos citados no curso estão:

* equipamento de proteção individual
* técnicas de prevenção de acidentes
* eliminação, isolamento, controle e sinalização de riscos
* exemplificação de trabalhos e condições de risco
* pontos de ancoragem
* atos inseguros, condições inseguras
* contrapesos adequados e improvisados
* trabalhos que exigem a utilização de andaimes
* guarda corpo

Entre outros.
O evento ocorrerá no C.S.U de Francisco Morato, no dia 25/10/2010 no horario compreendido entre 9:00h e 13:00h e a participação é gratuita.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo telefone: 4811.3999
Não deixe de participar.
Trabalhar sim, se acidentar NÃO!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Parabéns a todos profissionais do mês de Agosto

03 · Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeiro
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Garçom
13 · Dia do Economista
16 . Dia do Filósofo
25 · Dia do Soldado
27 · Dia do Psicólogo
28 · Dia dos Bancários
31 · Dia da Nutricionista

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CEREST participa da Plenaria Estadual de Saude Mental

CEREST de Franco da Rocha participa da Plenária Estadual de Saúde Mental

O CEREST participou da etapa estadual da Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial realizada em São Bernardo do Campo no dia 22 de maio.

O tema central Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios foi debatido por 102 municípios com cerca de 900 delegados representantes de entidades afins, trabalhadores e usuários de serviços de saúde mental.
A plenária teve como objetivo encaminhar propostas referentes a saúde mental e eleger 188 delegados para a IV Conferência Nacional, marcada para o período de 27 de junho a 1º de julho, em Brasília.
Diferentemente dos anos anteriores, os debates proporcionaram a ampliação da participação de outros setores da saúde , como por exemplo, os CERESTS. Importante lembrar que, quando uma pessoa busca um serviço de saúde, muitas vezes necessita de um atendimento mais global, que envolve várias áreas. Na saúde do trabalhador, cada dia mais, recebemos pessoas com queixas relacionadas a saúde mental como estresse no trabalho, assédio moral, desgaste mental ou mesmo outras patologias que acabam levando a um transtorno mental, como as LER/DORT ( lesões por esforços repetitivos) que comumente vem acompanhado de depressão.
A plenária é uma maneira democrática de mostrar que o movimento de saúde é atuante na luta em defesa de uma sociedade mais justa, democrática, livre de manicômios e que trata com dignidade os portadores de sofrimento psíquicos, buscando soluções junto aos representantes políticos do país, para elaboração de leis que garantam qualidade no atendimento ao portador de sofrimento mental .