sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEMINÁRIO "CUIDANDO DE QUEM CUIDA"

O trabalho dos profissionais de saúde impõe uma rotina carregada de alto grau de tensão. O ato de cuidar é um processo que acarreta desgastes significativos á saúde do cuidador que está diariamente exposto a dor, a doença e a morte, essas experiências não são mais conceitos abstratos, mas sim, realidades comuns. Essa situação nos faz refletir sobre a importância que se deve dar ao aprendizado do cuidado com a pessoa que cuida. Com esse intuito, o CEREST Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador de Franco da Rocha, irá realizar no próximo dia 02 de Dezembro, 1° Seminário Regional sobre os trabalhadores da Saúde" Cuidando de Quem Cuida".



  • Inscrição Gratuita pelo telefone 48113999

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1º CURSO SOBRE TRABALHO EM ALTURA




O Cerest Franco da Rocha, em parceria com o SAME Francisco Morato e a Secretaria da Saude de Franco da Rocha, e com o apoio das prefeituras municipais de Franco da Rocha e Francisco Morato, esta promovendo o 1º Curso Sobre Trabalho em Altura "Orientação e Prevenção de Riscos".
O curso será ministrado por profissionais da area de segurança e saúde do trabalho, com o intuito de orientar os profissionais da construção civil e demais trabalhadores que sofrem constantes acidentes nos trabalhos em altura.
Dentre os assuntos citados no curso estão:

* equipamento de proteção individual
* técnicas de prevenção de acidentes
* eliminação, isolamento, controle e sinalização de riscos
* exemplificação de trabalhos e condições de risco
* pontos de ancoragem
* atos inseguros, condições inseguras
* contrapesos adequados e improvisados
* trabalhos que exigem a utilização de andaimes
* guarda corpo

Entre outros.
O evento ocorrerá no C.S.U de Francisco Morato, no dia 25/10/2010 no horario compreendido entre 9:00h e 13:00h e a participação é gratuita.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo telefone: 4811.3999
Não deixe de participar.
Trabalhar sim, se acidentar NÃO!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Parabéns a todos profissionais do mês de Agosto

03 · Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeiro
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Garçom
13 · Dia do Economista
16 . Dia do Filósofo
25 · Dia do Soldado
27 · Dia do Psicólogo
28 · Dia dos Bancários
31 · Dia da Nutricionista

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CEREST participa da Plenaria Estadual de Saude Mental

CEREST de Franco da Rocha participa da Plenária Estadual de Saúde Mental

O CEREST participou da etapa estadual da Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial realizada em São Bernardo do Campo no dia 22 de maio.

O tema central Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios foi debatido por 102 municípios com cerca de 900 delegados representantes de entidades afins, trabalhadores e usuários de serviços de saúde mental.
A plenária teve como objetivo encaminhar propostas referentes a saúde mental e eleger 188 delegados para a IV Conferência Nacional, marcada para o período de 27 de junho a 1º de julho, em Brasília.
Diferentemente dos anos anteriores, os debates proporcionaram a ampliação da participação de outros setores da saúde , como por exemplo, os CERESTS. Importante lembrar que, quando uma pessoa busca um serviço de saúde, muitas vezes necessita de um atendimento mais global, que envolve várias áreas. Na saúde do trabalhador, cada dia mais, recebemos pessoas com queixas relacionadas a saúde mental como estresse no trabalho, assédio moral, desgaste mental ou mesmo outras patologias que acabam levando a um transtorno mental, como as LER/DORT ( lesões por esforços repetitivos) que comumente vem acompanhado de depressão.
A plenária é uma maneira democrática de mostrar que o movimento de saúde é atuante na luta em defesa de uma sociedade mais justa, democrática, livre de manicômios e que trata com dignidade os portadores de sofrimento psíquicos, buscando soluções junto aos representantes políticos do país, para elaboração de leis que garantam qualidade no atendimento ao portador de sofrimento mental .

terça-feira, 11 de maio de 2010

12 DE MAIO DIA DA ENFERMAGEM

No dia 12 de maio se comemora o Dia do Enfermeiro, data cmemorativa pelo nascimento de Florence, enfermeira precursora da Enfermagem no mundo, que em 1854 na Guerra da Criméia prestou assistencia a 4.000 feridos. Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas uma ciência! Ser enfermeiro é além de tudo ser ético, humano e dinâmico. Parabéns Enfermeiro!!!! Pela historia, pela luta, pela dignidade, pelo respeito a vida!!!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do Trabalho- 1º de maio

Parabéns trabalhador pelo seu dia!




28 de Abril - Dia internacional da conscientização sobre o ruído

O ruído excessivo causa um impacto na audição, saúde e qualidade de vida. Numerosos estudos mostram que o ruído, junto com outros agentes causadores de estress, está relacionado com as mudanças físicas e psicológicas no homem.
Todos os anos, em abril, é celebrado o Dia internacional da conscientização sobre o ruído. Nesse dia é realizado 60 segundos de silêncio, para destacar o impacto do ruído em nossas vidas cotidiana, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização desse problema que atinge a todos.
A entidade oficial que promove o evento mundialmente é a League for the hard of hearing. A Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e Academia Brasileira de Audiologia (ABA) apoiam o evento nacionalmente.

Fonte: http://www.acustica.org.br/

16 de Abril Dia da voz
















Neste mês, no dia 16 de Abril, comemoramos" o dia mundial da voz".

A voz é um importante instrumento de trabalho para diversos profissionais, como por exemplo, os professores, operadores de telemarketing, radialistas e etc. Assim, é de extrema importância cuidar de nossa voz para prevenir as alterações vocais conhecidas como "disfonia".


Veja algumas dicas para uma voz saudável:

Comportamentos benéficos
  • Beba água regularmente;
  • Comer maçã;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Gargarejos de água com sal;
  • Dormir bem;
  • Ingerir alimentos leves;
  • Articular bem as palavras;
  • Fazer exercícios vocais orientados por fonoaudiólogo.

Devemos evitar:

  • Evite gritar, pigarrear e sussurar;
  • Evite o cigarro;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Não utilizar roupas apertadas na região da cintura e pecoço;
  • Não consumir bebidas geladas;
  • Não ingerir leite antes de fazer o uso constante da voz
  • Evitar automedicação e o uso de pastilhas.


Fononoaudiologia- Cerest Franco da Rocha


terça-feira, 9 de março de 2010

CONHEÇA O AMIANTO!

AMIANTO MATA!
O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas(alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.

CONTAMINAÇÃO POR AMINATO PODE CAUSAR DOENÇAS COMO:

Asbestose
A doença é causada pela deposição de fibras de asbesto nos alvéolos pulmonares, provocando uma reação inflamatória, seguida de fibrose e, por conseguinte, sua rigidez, reduzindo a capacidade de realizar a troca gasosa, promovendo a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratória com sérias limitações ao fluxo aéreo e incapacidade para o trabalho.

Câncer de pulmão
O câncer de pulmão pode estar associado com outras manifestações mórbidas como asbestose, placas pleurais ou não. O seu risco pode aumentar em 90 vezes caso o trabalhador exposto ao amianto também seja fumante, pois o fumo potencializa o efeito sinérgico entre os dois agentes reconhecidos como promotores de câncer de pulmão.

Câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário
Também estão relacionados à exposição ao amianto.

Mesotelioma
O mesotelioma é uma forma rara de tumor maligno, mais comumentemente atingindo a pleura, membrana serosa que reveste o pulmão, mas também incidindo sobre o peritônio, pericárdio e a túnica vaginal e bolsa escrotal. Está se tornando mais comum em nosso país, já que atingimos o período de latência de mais de 30 anos da curva de crescimento da utilização em escala industrial no Brasil, que deu-se durante o período conhecido como o "milagre econômico", na década de 70. Não se estabeleceu nenhuma relação do mesotelioma com o tabagismo, nem com doses de exposição. O Mesotelioma maligno pode produzir metátases por via linfática em aproximadamente 25% dos casos.

Além das doenças descritas, o amianto pode causar espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.

PROIBIÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

LEI 12.684 DE 26 de julho 2007, proibe o uso, no estado de São Paulo de produtos, materiais eartefatos que contenham quaisquer tipo de amianto ou asbestos ou outro minerais que acidentalmente tenham fibras de amianto na sua composição.


AMIANTO MATA!

Cuidado ao removê-lo

Amianto só pode ser descartado

em aterros industriais para resíduo perigoso ou do tipo Classe I

Doenças relacionadas a exposição ao amianto

Asbestose, Mesotelioma, Câncer de pulmão, Câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário

Cerca de 2,5 mil brasileiros sofrem com doenças provocadas pelo minério utilizado na fabricação de telhas e caixas d’água.

O Ministério do Trabalho mostra que 20 mil pessoas têm contato direto com o produto no país.